A varicocele é a dilatação anormal das veias dentro do escroto, que é a bolsa abaixo do pênis onde encontram-se os testículos. Também conhecida como varizes do saco escrotal, a varicocele é a principal causa da infertilidade masculina, respondendo cerca de 40% dos casos nos casais que desejam engravidar.
A doença se caracteriza pelo aumento das veias testiculares, que drenam o sangue dos testículos. Neste sentido, a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias impedem que o sangue flua adequadamente. O resultado é a dilatação do sistema venoso
A maioria dos casos é unilateral do lado esquerdo ( 70-95%), podendo ser do direito ou bilateral, essa preferência pelo lado citado ocorre por características anatômicas particular do plexo venoso testicular esquerdo.
Maioria dos casos são assintomáticos, pode sentir veias dilatadas na lateral da bolsa escrotal, mas também pode sentir:
Exame físico pode auxiliar, deve ser realizado por um médico.
Realiza-se manobras para aumento da pressão abdominal para facilitar a visualização dos vasos dilatados. Ainda sobre o exame físico pode detectar um testículo diminuído e amolecido, por perdas de células do próprio em decorrência da varicocele.
O diagnóstico definitivo deve ser a realização de uma ultrassonografia, de preferência com doppler, o qual vai detectar as veias dilatadas e o fluxo sanguíneo, também é utilizado para afastar outras causas para sintomas relatados.
Como pode causar infertilidade, geralmente é necessário um espermograma para avaliação de uma possível causa desse problema.
Varicocele pode ser dividida em 3 graus
Varicocele é a principal causa de infertilidade tratável do homem, ocasionando cerca de 40% da infertilidade primária ( de quem nunca teve filho) e 80% da secundária ( que tem filho e não consegue mais)
Ocorre pois o represamento de um volume importante de sangue nos vasos testiculares, aumenta a temperatura dos testículos e danificam as células reprodutoras.
A varicocele é uma doença tempo dependente, quanto mais tempo permanecer, pior no caso da infertilidade, surge geralmente na puberdade, importante acompanhamento do urologista desde cedo. Em caso de afetar os testículos ou fertilidade, cirurgia pode ser indicada.
Não há formas de prevenir, infelizmente é uma patologia hereditária. Consegue prevenir os danos que a mesma pode causar ao indivíduo.
Se a varicocele é grau I ( inicial), pode ser utilizado suspensórios e medicamentos orais para possíveis dores
Se mais avançada ou com infertilidade associada comprovada por espermograma
A cirurgia está indicada, normalmente , incisão pequena infrainguinal, e é ligado os vasos tortuosos dilatados, deixando os vasos saudáveis e artéria.
Geralmente sedação e anestesia local ou com raquianestesia
Baixo risco de complicações, cirurgia geralmente segura, mas como todo procedimento tem seus riscos de complicações menores (hematoma, hidrocele, danos à artéria) , e riscos da anestesia
Mas, na grande maioria dos casos é isenta de riscos maiores.
Evitar esforços físicos mais importantes, evitar traumas na região operada, lavar sempre cicatriz com água e sabão neutros, seguir prescrição médica e em caso de alguma dúvida ou intercorrência, entrar em contato com seu médico.