Hidrocele é o acúmulo anormal de fluido em torno do testículo, levando a aumento do tamanho do escroto. A hidrocele pode ser uni ou bilateral (geralmente unilateral), congênita ou adquirida, primária ou secundária e afeta principalmente os bebês recém-nascidos e os adultos acima de 45 anos.
Geralmente não é dolorosa, porém pode afetar esteticamente o indivíduo.
Como a doença tem baixo potencial de complicação, pode ser realizado seguimento ou, se optado, cirurgia
Volume do escroto
Cirurgia é realizada com uma incisão na própria região do saco escrotal, com cicatriz mínima
(dependendo do volume da hidrocele), corrigido o defeito e removido o excesso de líquido.
Recuperação geralmente rápida, com afastamento por 7 a 15 dias das atividades laborais, e 14 a 21 dias de exercícios físicos, os pontos utilizáveis são reabsorvíveis utilizados na técnica aplicada.
Geralmente é utilizadas sedação com anestesia local ou raquianestesia e sedação, mas também pode incluir outras modalidades, são anestesias seguras e com tempo de hospitalização mínimo (alta no mesmo dia na maioria dos casos)
Cirurgia segura, com baixa potencial de riscos, geralmente são inerentes a cirurgia, como hematomas, recoletar um pouco de líquido e riscos da anestesia. È levado em consideração para incremento no risco, tamanho da hidrocele, saúde prévia do paciente, presença ou não de infecção e presença de hérnia ou não associada.
Evitar esforços físicos mais importantes, evitar traumas na região operada, lavar sempre cicatriz com água e sabão neutros, seguir prescrição médica e em caso de alguma dúvida ou intercorrência, entrar em contato com seu médico.